BRASIL – Bolsonaro nega intenção de pedir asilo político na Embaixada da Hungria após determinação do STF.

O ex-presidente Jair Bolsonaro se pronunciou hoje, durante conversa com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a especulação de que teria pedido asilo político enquanto esteve hospedado na Embaixada da Hungria em Brasília no mês passado. De acordo com Bolsonaro, seria “ilógico” sugerir que ele buscasse asilo neste contexto.

A declaração foi feita em resposta ao prazo de 48 horas dado pelo ministro Moraes para que Bolsonaro explicasse sua estadia na embaixada. A polêmica em torno do tema foi gerada após o jornal The New York Times afirmar que o ex-presidente permaneceu hospedado na embaixada entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano.

A situação de Bolsonaro se complicou ainda mais quando teve seu passaporte apreendido em 8 de fevereiro por ordem de Moraes, no contexto da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A defesa do ex-presidente argumentou que ele não tinha intenção de pedir asilo na embaixada e não temia ser preso.

Além disso, a defesa de Bolsonaro afirmou que ele sempre manteve contato com as autoridades húngaras e não cogitou um pedido de asilo diplomático. A relação de Bolsonaro com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, é de aliados políticos, e ambos já se encontraram diversas vezes, inclusive durante a visita do ex-presidente a Budapeste em 2022.

A imprensa internacional analisou imagens de câmeras de segurança e satélites que mostram que Bolsonaro esteve na embaixada por dois dias, enquanto vários funcionários húngaros estavam de férias. A estadia do ex-presidente coincidiu com o feriado de carnaval e gerou questionamentos sobre suas intenções reais ao buscar abrigo na representação diplomática.

Diante de toda essa polêmica, a defesa de Bolsonaro busca esclarecer os fatos e afastar possíveis interpretações equivocadas sobre sua passagem pela Embaixada da Hungria, enfatizando que não havia intenção de asilo político ou fuga da justiça.

Botão Voltar ao topo