BRASIL – Brasil e França celebram lançamento do submarino Toneleiros em cerimônia histórica no Rio de Janeiro

Na manhã de hoje, o submarino Toneleiros foi oficialmente lançado nas águas brasileiras, marcando mais um avanço no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), fruto da parceria entre Brasil e França. A cerimônia de batismo da embarcação contou com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, realizada no Complexo Naval de Itaguaí, no sul do Rio de Janeiro.

Durante o evento, o presidente Lula destacou a importância do ProSub para o Brasil, colocando o país como um dos poucos no mundo capazes de construir submarinos. Ele ressaltou que o programa fortalece a soberania nacional, impulsiona a indústria naval e gera empregos e renda. Além disso, Lula mencionou o futuro lançamento do Angostura, próximo submarino a ser integrado ao programa.

O presidente Macron, por sua vez, elogiou o estaleiro de Itaguaí como um dos mais modernos do mundo e o único na América do Sul. Ele ressaltou a importância da parceria entre França e Brasil, destacando a troca de conhecimento e expertise entre os dois países. Macron defendeu a independência e a soberania, afirmando que potências pacíficas como França e Brasil devem se posicionar com firmeza no cenário internacional.

O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio de Olsen, enfatizou a importância do submarino para a segurança nacional, destacando a capacidade de dissuasão fornecida por este tipo de embarcação. O ministro da Defesa, José Múcio, ressaltou a importância dos investimentos em projetos estratégicos das Forças Armadas, não apenas em termos de defesa, mas também de geração de empregos e aumento de renda.

O ProSub prevê um impacto significativo na economia brasileira, com a geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos. O submarino Toneleiros, terceira embarcação construída no âmbito do programa, passará por testes de estabilidade e sistemas de navegação e combate. A parceria com a França também inclui a transferência de tecnologia, visando fortalecer a capacidade do Brasil de projetar, construir e operar submarinos.

Com a entrega dos submarinos Humaitá e Riachuelo, e a futura entrega do submarino Angostura, o ProSub reforça a posição do Brasil no cenário internacional como um país capaz de produzir embarcações de alta tecnologia e capacidade dissuasória. A expectativa é de que o programa impulsione não apenas a área de defesa, mas também setores civis como Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para o desenvolvimento nacional.

Botão Voltar ao topo