BRASIL – Carnaval do Rio atrai 91,8% dos turistas e movimenta R$ 2,35 bilhões na economia estadual, aponta pesquisa do IFec RJ

Um estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou dados interessantes sobre o perfil dos turistas estrangeiros e brasileiros que visitam o Rio de Janeiro, especialmente durante o período de Carnaval. A pesquisa entrevistou 1.400 turistas, entre os dias 5 e 19 de fevereiro, e descobriu que 91,8% deles visitam a cidade a lazer, férias e para aproveitar a maior festa popular do país.

O impacto direto na economia do estado do Rio com os gastos dos turistas, incluindo hospedagens, restaurantes, entretenimento e compras, foi estimado em R$ 2,35 bilhões. Além disso, a pesquisa revelou que 58,1% dos entrevistados já tinham visitado o Rio anteriormente, enquanto 49,1% estavam na cidade pela primeira vez.

Os argentinos foram os turistas estrangeiros mais presentes, representando 16,3% do total, seguidos pelos norte-americanos (13,1%) e chilenos (12,5%). Os brasileiros que mais visitam o Rio são os paulistas (25,3%), seguidos pelos mineiros (20%) e gaúchos (13,3%).

Os entrevistados mencionaram o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias como as atrações turísticas mais visitadas ou desejadas. Além disso, a satisfação com os serviços prestados na cidade foi alta, com destaque para a diversidade, disponibilidade e qualidade do comércio, a gastronomia, a hospitalidade, a qualidade dos serviços nos alojamentos e acomodações, entre outros.

Em relação à hospedagem, a maioria dos turistas se hospedou em hotéis (46,6%), seguido por aqueles que optaram por alugar imóveis/quartos via plataformas digitais como o Airbnb (31,9%). A pesquisa também revelou que grande parte dos turistas considera importante ter opções de hotéis sustentáveis, estando dispostos a pagar mais por esse tipo de acomodação.

A segurança pública também foi um tema abordado na pesquisa, com 42,6% dos entrevistados expressando uma expectativa negativa antes da viagem. No entanto, a maioria (59,3%) se mostrou satisfeita com a segurança durante a estadia no Rio de Janeiro.

Em resumo, os dados da pesquisa do IFec RJ revelam a importância dos turistas para a economia do estado do Rio de Janeiro, bem como a necessidade de investimentos em infraestrutura e segurança para atrair e manter visitantes satisfeitos.

Botão Voltar ao topo