BRASIL – Casa Tia Ciata, reduto histórico no Rio de Janeiro, é invadida por ladrões duas vezes em uma semana, causando prejuízos e insegurança.

Na última semana, a Casa Tia Ciata, localizada na Rua Camerino 5, no centro do Rio de Janeiro, foi alvo de dois assaltos consecutivos. Os criminosos invadiram o espaço e levaram dinheiro, eletrodomésticos como micro-ondas e cooktop, cabos, refletores de LED, retroprojetor e até uma porta de alumínio. Essa série de roubos deixou a presidente da Casa Tia Ciata, Gracy Mary Moreira, indignada, pois, segundo ela, “ninguém merece ser assaltado, invadido”.

A Casa Tia Ciata é um espaço cultural que preserva a memória de Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata, uma figura fundamental para o surgimento do samba no Rio de Janeiro. Em sua residência, que também servia como terreiro, Tia Ciata reunia importantes músicos como Donga, Pixinguinha e João da Baiana, contribuindo para a fusão da musicalidade carioca com o samba de roda da Bahia.

A situação de violência na região da Pequena África, onde a Casa Tia Ciata está localizada, preocupa a comunidade local. Em um comunicado publicado no Instagram, a casa cultural expressou a necessidade de uma maior atenção por parte das autoridades públicas. Segundo o post, a região tem sido alvo de diversos tipos de violência, que vão desde furtos e assaltos até invasões.

Diante desse cenário, a comunidade local clama por medidas efetivas para garantir a segurança e a preservação do patrimônio histórico e cultural da Pequena África. A Casa Tia Ciata representa não apenas a história de uma importante figura do samba, mas também a resistência cultural do povo preto. Nesse sentido, a proteção desse espaço se torna fundamental para a preservação da memória e da identidade de uma parcela significativa da população carioca.

Botão Voltar ao topo