BRASIL – “Chuvas deixam 20 mil desabrigados no Espírito Santo e prejuízo de milhões de reais para reconstrução”

Desde o último fim de semana, o estado do Espírito Santo vem enfrentando fortes chuvas que já deixaram cerca de 20 mil pessoas desalojadas. De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil do Estado, foram registradas 20 mortes em decorrência das chuvas intensas que atingiram a região.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 13 municípios no último domingo (24). As inundações e ruas alagadas têm causado prejuízos em casas e comércios, levando à necessidade de realocação de moradores em seis cidades afetadas.

Mimoso do Sul é o município mais impactado, com 10 mil desalojados, 100 desabrigados, 18 mortos e uma pessoa desaparecida. Vídeos compartilhados nas redes sociais pelos moradores mostram as ruas tomadas pelas águas, com o prédio da prefeitura cercado pela inundação, carros e um trator quase submersos. Uma moradora desabafou dizendo que a situação é “fora do normal”.

Estima-se que serão necessários R$ 743 milhões para a reconstrução de casas, ruas e rodovias afetadas pelas chuvas no Espírito Santo. A previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil indica que a intensidade das chuvas pode aumentar no sudeste e no sul do estado nesta quinta-feira (28).

Diante desse cenário de calamidade, autoridades locais e equipes de resgate seguem atuando para minimizar os impactos das chuvas e prestar assistência às famílias desalojadas. A solidariedade da população e a mobilização dos órgãos competentes são fundamentais para o enfrentamento dessa crise e para garantir a segurança e o bem-estar dos afetados.

Botão Voltar ao topo