BRASIL – Feriado da Páscoa no Nordeste terá tempo instável e chuvas intensas, alerta o Inmet, com riscos de alagamentos e ventos fortes.

O feriado da Páscoa promete ser marcado por tempo instável e muita chuva em diversas partes da região Nordeste do Brasil, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é de que as chuvas comecem a partir desta quarta-feira (27) e se estendam até o domingo (31), com maior intensidade na faixa leste da região, abrangendo desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral que vai do Ceará até o Maranhão.

Segundo o Inmet, a previsão aponta para o aumento da intensidade das chuvas, com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29) na faixa leste da região e em algumas regiões do agreste, indo desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. Esse aumento na intensidade das chuvas é resultado do transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente, combinado com uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fatores que contribuem para a formação de áreas de instabilidade sobre o litoral nordestino e o deslocamento das nuvens para o interior.

Na quarta-feira (27), a Meteorologia emitiu um alerta de mau tempo com previsão de chuvas intensas para diversas regiões do Nordeste, com acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de ocorrência de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta vigente até o próximo dia inclui uma extensa lista de regiões, como sul cearense, sudeste paraense, região metropolitana do Recife, oeste maranhense, norte cearense, entre outras. Portanto, os moradores e visitantes da região Nordeste devem ficar atentos e se preparar para um feriado de Páscoa com condições climáticas adversas.

Botão Voltar ao topo