BRASIL – Governo prorroga Programa Desenrola Brasil pela segunda vez, com ampliação e integração de plataformas para renegociação de dívidas.

O governo vai prorrogar pela segunda vez o Programa Desenrola Brasil, que oferece a renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes. A medida provisória com a extensão do programa está prevista para ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (28), segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda.

Inicialmente programadas para acabar em dezembro, as renegociações foram prorrogadas até 31 de março e agora ganham uma nova extensão. O aumento da procura pelo programa, especialmente após a unificação do Desenrola com os aplicativos de bancos, do Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem, justificou a prorrogação. Além disso, desde o início do mês, as dívidas do Desenrola também podem ser renegociadas nas agências dos Correios.

A prorrogação afeta apenas a Faixa 1 do Desenrola, voltada para pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com dívidas de até R$ 20 mil. As renegociações para essa categoria começaram em outubro e agora serão estendidas.

O governo tem implementado medidas para facilitar a adesão ao Desenrola ao longo do ano. No fim de janeiro, por exemplo, as pessoas com perfil bronze no Portal Gov.br passaram a poder parcelar suas dívidas, antes era apenas possível quitar o valor negociado à vista. A adesão ao programa também foi ampliada com a integração da plataforma do Desenrola com os sistemas de atendimento de instituições financeiras, empresas como o Serasa e os Correios.

No MegaFeirão do Desenrola, mais de 700 empresas participam oferecendo mais de 550 milhões de ofertas, com descontos de até 96%. A integração entre o Desenrola Brasil e o site da Serasa Limpa Nome também tem facilitado o acesso dos usuários, sem a necessidade de um novo login.

Até o momento, o Desenrola Brasil beneficiou cerca de 12,2 milhões de pessoas, que renegociaram um total de R$ 37,5 bilhões em dívidas. Com descontos médios na plataforma do programa em 83%, podendo chegar a 96%, o programa oferece opções de pagamento à vista ou parcelado, sem entrada e com prazos de até 60 meses.

Botão Voltar ao topo