BRASIL – Grupo preso no Rio de Janeiro por formar quadrilha que roubava informações de idosos para empréstimos fraudulentos, incluindo aposentados e pensionistas.

Na última terça-feira (26), um grupo de sete pessoas foi detido em flagrante no Rio de Janeiro, acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubar informações de idosos para conseguir empréstimos fraudulentos em seus nomes. As vítimas preferenciais eram aposentados e pensionistas, alvos fáceis para os golpistas.

A operação que resultou nas prisões foi realizada pelas equipes de policiais civis das 21ª e 38ª Delegacias de Polícia (DP), situadas nos bairros de Bonsucesso e Brás de Pina, respectivamente. A ação aconteceu em um local que funcionava como um call center ilegal em Bonsucesso, zona norte da cidade. No momento da prisão, seis atendentes e uma faxineira estavam presentes no local.

Segundo informações da Polícia Civil, durante a operação foi possível observar um homem tentando fugir do local. Posteriormente, verificou-se que ele era o responsável e proprietário do estabelecimento. Na busca realizada no local, foram apreendidos diversos materiais, incluindo computadores, HDs, telefones celulares, cadernos de anotações e até mesmo uma cesta com chocolates e outros itens usados como prêmios para os funcionários que atingissem suas metas.

Os membros da quadrilha confessaram parte dos crimes e revelaram que entravam em contato com as vítimas, fazendo-se passar por empresas que ofereciam cartões de crédito. Ao aceitarem a proposta, os idosos eram direcionados para um link pela equipe criminosa, que tinha como objetivo roubar dados biométricos das vítimas para obter empréstimos de forma ilegal em seus nomes.

Além dos aposentados e pensionistas, o golpe também era direcionado para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Polícia Civil continua investigando o caso e tomando as medidas necessárias para evitar que este tipo de crime continue prejudicando os mais vulneráveis.

Botão Voltar ao topo