BRASIL – Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia e defende renegociação em encontro com empresários brasileiros

O presidente da França, Emmanuel Macron, surpreendeu ao revelar sua posição contrária ao acordo em negociação entre os países do Mercosul e a União Europeia. Em encontro com empresários e ministros brasileiros em São Paulo, Macron declarou que não defende o acordo atualmente em pauta.

Durante o Fórum Econômico Brasil-França, sediado na Fiesp, Macron argumentou que o acordo em questão está defasado, negociado há mais de 20 anos e sem atualizações que abordem questões contemporâneas como o clima. O presidente francês defendeu a ideia de renegociar o acordo do zero, visando uma abordagem mais responsável e inclusiva, contemplando temas como o clima e a reciprocidade.

“O Mercosul é um péssimo acordo como ele está sendo negociado agora. Esse acordo foi negociado há 20 anos. Eu não defendo esse acordo. Não é o que queremos. Deixemos de lado um acordo de 20 anos atrás e construamos um novo acordo, mais responsável, prevendo questões como o clima e a reciprocidade”, afirmou Macron durante o evento.

A visita de Macron ao Brasil também incluiu um compromisso na cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde participou de um evento ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa declaração do presidente francês pode gerar impactos significativos nas negociações em curso entre o Mercosul e a União Europeia, colocando em xeque a continuidade do acordo nos moldes atuais.

Diante desse cenário, a posição de Macron pode influenciar outros países membros da União Europeia e do Mercosul, gerando reações e possíveis reestruturações nas bases do acordo em negociação. O debate sobre a necessidade de atualização e responsabilidade nos acordos comerciais internacionais ganha destaque com a manifestação do presidente francês, abrindo espaço para uma revisão mais ampla e alinhada com os desafios globais atuais.

Botão Voltar ao topo