MACEIÓ – Equipe da CTAP/SMS promove capacitação sobre Notificação Compulsória de Suicídio no Sistema Prisional de Alagoas para fortalecer laços na saúde pública.

Na última terça-feira (26), a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió organizou uma capacitação no Sistema Prisional de Alagoas, com o intuito de aprimorar a notificação compulsória de casos de suicídio e automutilação entre os profissionais de saúde que atuam nesse ambiente. A iniciativa foi promovida com o objetivo de fortalecer os laços na saúde pública e discutir a importância de relatar ocorrências desses tipos de situações dentro do sistema carcerário.

A psicóloga da Atenção Psicossocial da SMS, Patrícia Lins, enfatizou a relevância da notificação compulsória para prevenir danos maiores aos indivíduos, às famílias e à sociedade como um todo. Segundo ela, o treinamento proporcionou uma nova visão da saúde no sistema prisional, destacando a importância de compreender a história de cada indivíduo e intervir para evitar consequências mais graves.

Além disso, a capacitação contou com a participação da assistente social Rozaly Costa, da Vigilância Epidemiológica da SMS, que ressaltou a importância de conhecer a experiência dos profissionais e esclarecer dúvidas sobre a notificação compulsória. Ela destacou a adesão dos profissionais do sistema prisional à necessidade de notificar esses casos, visando evitar subnotificações e garantir intervenções adequadas.

Através de uma interlocução constante e uma excelente participação dos presentes, a capacitação foi considerada um sucesso na divulgação da importância da notificação compulsória. Os profissionais do sistema prisional demonstraram interesse e comprometimento com a causa, o que contribuirá para evitar subnotificações e proporcionar um ambiente mais seguro e saudável para todos os envolvidos.

Dessa forma, a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió reforça seu compromisso em promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, mesmo em ambientes desafiadores como o sistema prisional. A notificação compulsória de casos de suicídio e automutilação é uma ferramenta essencial para identificar e intervir precocemente em situações de risco, contribuindo para a prevenção de danos e para a promoção da saúde mental.

Botão Voltar ao topo