MACEIÓ – Intérprete auxilia estudante cubana de 9 anos a aprender português em escola de Maceió.

A chegada da pequena Taíz Valeska, de 9 anos, vinda de Cuba para o Brasil, trouxe uma nova realidade para a Escola Brandão Lima, localizada no Benedito Bentes, em Maceió. Com a ajuda de uma professora de espanhol do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Taíz está encontrando apoio para aprender a língua portuguesa e compreender o conteúdo das aulas.

A mudança da família de Taíz para o Brasil, há menos de um mês, em busca do pai que já estava trabalhando no país há um ano, trouxe desafios para a adaptação da criança, mas a presença da intérprete tem sido fundamental nesse processo. A diretora da escola, Emília Soares, destacou a importância desse suporte para o aprendizado da estudante, que chegou tímida e apreensiva, mas que agora se sente à vontade na sala de aula e interage bem com os colegas.

Além do impacto positivo na vida de Taíz, a presença da nova aluna na escola também tem estimulado os demais estudantes a se interessarem pelo espanhol, gerando a ideia de uma sala de aula bilíngue no futuro. A diretora Emília ressaltou o entusiasmo das crianças em aprender novos idiomas, incluindo também a Libras.

A professora Nara Gleyce, responsável por acompanhar Taíz em todas as aulas, enfatizou os desafios que a estudante enfrenta diariamente, mas expressou confiança no seu progresso. Com o apoio da escola, a professora acredita que a adaptação de Taíz ao português será mais rápida, aproveitando a facilidade das crianças em aprender uma segunda língua.

A mãe de Taíz, Leslie Karen, mostrou-se feliz com a acolhida que a família recebeu na escola, destacando a inteligência e rapidez de aprendizado da filha. Taíz, por sua vez, demonstra entusiasmo em compartilhar o que aprende na escola com a família, mostrando um rápido progresso em sua integração na nova rotina escolar. Com o apoio da comunidade escolar, Taíz e sua família estão cada vez mais confiantes em sua jornada educacional no Brasil.

Botão Voltar ao topo