MACEIÓ – “Mães de crianças com síndromes congênitas participam de roda de conversa sobre autocuidado e empoderamento em Maceió”

Na última terça-feira, dia 26 de março, a Saúde de Maceió promoveu um evento especial voltado para mães de crianças afetadas por síndromes congênitas decorrentes da infecção pelo zika vírus e outros agentes infecciosos. A roda de conversa teve como principal objetivo estimular o autocuidado dessas mulheres, em um momento que coincidiu com as comemorações do Mês da Mulher.

A atividade foi realizada na Associação Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal) e contou com a presença de profissionais da área da saúde, que abordaram diversos temas relacionados à saúde feminina, empoderamento e autoestima. A ação foi organizada pela Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD), demonstrando a importância dada pelo órgão a essa causa.

Segundo a coordenadora-geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SMS, Pamela Mascarenhas, o intuito do evento era incentivar as mães a se preocuparem mais consigo mesmas, já que muitas vezes acabam priorizando o cuidado com os filhos em detrimento de sua própria saúde e bem-estar. Palestrantes como a ginecologista Ana Lúcia Ferreira reforçaram a relevância do autocuidado para a manutenção da saúde da mulher.

Além de abordar questões relacionadas à saúde física, o evento também trouxe à tona a importância da saúde mental das participantes. O psicólogo Djalma Lopes conduziu palestras sobre o tema, buscando incentivar as mães a ressignificarem sua mentalidade em relação ao autocuidado. A ação também contou com orientações em saúde bucal, demonstrando a preocupação abrangente da Saúde de Maceió com o bem-estar das mães participantes.

Como complemento à roda de conversa, a SMS disponibilizou exames citopatológicos para as mães presentes, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento médico regular. A assistência foi realizada na Unidade de Saúde da Família Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes, demonstrando o comprometimento da Saúde de Maceió em promover o autocuidado e a saúde integral das mulheres da região.

Botão Voltar ao topo