Parlamentares discutem homenagens a Maria José da Silva na sessão ordinária desta terça-feira com 13 projetos em pauta.

Na sessão ordinária ocorrida nesta terça-feira, 27, na Assembleia Legislativa de Alagoas, 13 parlamentares estavam presentes para discutir 14 matérias importantes que constavam na ordem do dia. Entre essas matérias, destacam-se duas propostas da deputada Fátima Canuto (MDB) em homenagem a Maria José da Silva, atual titular da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH) do estado alagoano.

O Projeto de Resolução nº 65/2023, debatido em 2º turno, tem como objetivo conceder a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares a Maria José da Silva, em reconhecimento aos seus relevantes trabalhos em prol da preservação e desenvolvimento da História, das artes e cultura de Alagoas. Já o Projeto de Lei Ordinária nº 657/2023 busca conceder à Maria José da Silva o título de Cidadã Honorária de Alagoas, em virtude dos serviços prestados por ela ao estado, mesmo sendo natural do Paraná.

A deputada Fátima Canuto ressaltou que Maria José da Silva é a primeira secretária de descendência indígena, pertencente à etnia Fulniô, a assumir a SEMUDH de Alagoas. Com uma trajetória marcada pelo ativismo em diversas causas sociais relacionadas aos direitos da população indígena, negra, quilombola, mulheres rurais, LGBTQIAP e dos povos tradicionais, Maria José é reconhecida como uma defensora incansável dessas comunidades.

Antes de atuar na SEMUDH, Maria Silva ocupou cargos importantes, como o de secretária da Central Única das Favelas (Cufa) e superintendente regional (Nordeste) da Fundação Cultural Palmares. Seu trabalho incluiu a certificação de 32 quilombos e a entrega do título de Cidadã Potiguar por seus serviços prestados aos quilombolas do Rio Grande do Norte.

Todos os projetos discutidos na sessão precisam passar por dois turnos de votação para serem aprovados e encaminhados ao Executivo, tornando-se lei. Essas homenagens prestadas a Maria José da Silva destacam seu comprometimento e dedicação às causas sociais e aos direitos humanos, evidenciando a importância do seu trabalho para a comunidade alagoana.

Botão Voltar ao topo