ALAGOAS – Alerta do Governo: Febre do Oropouche fora da região Norte acende preocupação com doença transmitida por mosquito. Hospital Helvio Auto oferece Ambulatório de Medicina do Viajante.

No último dia 28/03/2024, às 19h37, foi registrado um caso de febre do Oropouche fora da região Norte do Brasil, o que acendeu um alerta do governo para essa doença transmitida por mosquito. Um homem de 42 anos, após uma viagem recente ao Amazonas, foi diagnosticado com a doença, o que levou a um aumento da preocupação em relação à propagação do vírus.

A febre do Oropouche é considerada endêmica na região Norte do país, com surtos esporádicos em diversos estados. O vírus é transmitido principalmente pelo maruim, mas também pode ser transmitido pelo pernilongo, apresentando sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e diarreia.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, que é uma unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), possui um Ambulatório de Medicina do Viajante especializado em atender pacientes que visitaram ou vão visitar áreas de risco no Brasil ou no exterior.

É fundamental ressaltar a importância de buscar atendimento médico caso algum sintoma relacionado à febre do Oropouche seja identificado após uma viagem para a região Norte do Brasil. Durante a consulta, é essencial relatar todo o histórico de viagem para auxiliar no diagnóstico correto por parte dos profissionais de saúde.

O Ambulatório de Medicina do Viajante oferece orientações sobre prevenção de doenças, emissão de certificados de saúde para viagens, solicitação de vacinas necessárias, entre outros serviços. Para marcar uma consulta, os interessados podem se dirigir ao SAE ou entrar em contato por telefone.

Diante do aumento das ocorrências de febre do Oropouche fora da região Norte, é fundamental manter-se informado e adotar medidas preventivas para evitar a propagação dessa doença transmitida por mosquito. A conscientização e o cuidado são essenciais para proteger a saúde da população.

Botão Voltar ao topo