BRASIL – Encontro entre Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva resulta em acordos bilaterais e críticas ao acordo Mercosul-UE

Na manhã desta quinta-feira (28), o presidente da França, Emmanuel Macron, foi recebido pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto para uma reunião bilateral entre os dois líderes. A visita de Macron ao Brasil tem como objetivo fortalecer os laços entre os dois países e discutir possíveis acordos de cooperação.

A expectativa é de que durante o encontro sejam assinados e apresentados uma série de acordos firmados pelos presidentes, que serão seguidos por uma declaração conjunta à imprensa. Além disso, está previsto um almoço para as 14h e uma reunião entre Macron e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Macron chegou ao Brasil na terça-feira (26) e desde então tem participado de diversos eventos ao lado de Lula. Os dois presidentes se encontraram em Belém, no Pará, onde participaram de um passeio de barco na Ilha de Combu e de uma cerimônia em que o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França.

No dia seguinte, Lula e Macron estiveram juntos no lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, fruto de uma parceria entre Brasil e França. O presidente francês também participou do Fórum Econômico Brasil-França, em São Paulo, organizado pela Fiesp, onde fez críticas à tentativa de acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

A visita de Macron ao Brasil tem sido marcada por momentos importantes e demonstra a importância da relação entre os dois países. Espera-se que os acordos firmados durante a reunião bilateral contribuam para o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre França e Brasil.

Botão Voltar ao topo