BRASIL – Lula condecora Macron com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul durante visita de Estado ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao presidente da França, Emmanuel Macron, em uma cerimônia realizada durante a visita de Estado de Macron ao Brasil. A honraria, que é a mais alta condecoração concedida a um cidadão não brasileiro, foi instituída pelo imperador D. Pedro I em 1822 e destina-se exclusivamente a personalidades estrangeiras desde 1932.

Macron foi recebido com honras de chefe de Estado no Palácio do Planalto, onde se encontrou com Lula e a primeira-dama Janja da Silva. Após uma reunião bilateral, Macron condecorou a primeira-dama brasileira com a insígnia da Legião de Honra no grau de oficial, uma das principais honrarias francesas. Lula e Macron fizeram declarações à imprensa e participaram de um almoço no Palácio do Itamaraty.

Durante sua estadia no Brasil, Macron e Lula assinaram uma série de acordos conjuntos. O presidente francês iniciou sua visita em Belém, onde visitou a Ilha do Combú na Floresta Amazônica e se reuniu com indígenas, condecorando o cacique Raoni Metuktire com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França. Em seguida, participaram do lançamento do submarino Toneleiro no Rio de Janeiro, fruto da parceria entre Brasil e França.

Em São Paulo, Macron participou do Fórum Econômico Brasil-França, onde fez críticas ao acordo em negociação entre o Mercosul e a União Europeia. A visita de Macron ao Brasil fortaleceu os laços entre os dois países e trouxe benefícios mútuos, destacando a importância da parceria bilateral em diversas áreas.

A concessão da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul a Macron simboliza o reconhecimento da amizade e colaboração entre o Brasil e a França, fortalecendo os laços históricos e diplomáticos entre as nações.

Botão Voltar ao topo