BRASIL – Ministro autoriza prorrogação da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro por mais 30 dias em apoio aos órgãos estaduais e federais.

O ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, decidiu na última quinta-feira (28) prorrogar a presença da Força Nacional de Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada para dar suporte aos órgãos de segurança pública federal e estadual, garantindo a ordem pública e a segurança da população e do patrimônio. Os militares permanecerão em atividade no estado por mais 30 dias, de 1º a 30 de abril, em ações planejadas e episódicas.

O pedido de prorrogação partiu do governador Cláudio Castro, que solicitou ao governo federal o aumento do efetivo de aproximadamente 300 homens da Força Nacional. Esses agentes continuarão patrulhando o Arco Metropolitano e a rodovia Presidente Dutra, com o respaldo logístico do governo estadual, que deverá providenciar toda a infraestrutura necessária para a atuação da tropa.

Além disso, o ministro Lewandowski determinou que o contingente disponibilizado seguirá um plano de ação elaborado pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública. A medida visa garantir uma atuação eficiente e integrada com as autoridades locais, reforçando o combate à criminalidade e o controle de situações de risco.

A prorrogação da presença da Força Nacional no Rio de Janeiro demonstra o empenho do governo em manter a segurança e a ordem pública no estado, especialmente em áreas estratégicas como o Arco Metropolitano e a rodovia Presidente Dutra. A ação conjunta entre os órgãos de segurança federal e estadual é fundamental para assegurar a tranquilidade da população e o funcionamento regular das atividades cotidianas.

Botão Voltar ao topo