BRASIL – Ministro do STF manda soltar três coronéis da PMDF acusados de omissão durante atos golpistas em Brasília em 8 de janeiro

Na última quinta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela soltura de três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que estavam presos em Brasília. Os coronéis Fábio Augusto Vieira, Klepter Rosa e Marcelo Casimiro, todos acusados de omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado, foram beneficiados pela decisão do ministro.

De acordo com a determinação de Moraes, os três terão que cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de acesso às redes sociais e de comunicação entre si, recolhimento noturno, entrega dos passaportes e apresentação semanal à Justiça. O ministro justificou a decisão afirmando que os réus não representam mais riscos para a instrução da ação penal, uma vez que estão na reserva remunerada.

A prisão dos coronéis ocorreu em agosto de 2023, durante a Operação Incúria. Eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por omissão aos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado da União e violação de deveres funcionais. Segundo a PGR, os coronéis conspiraram a favor de um levante popular pró-Bolsonaro e permitiram que os crimes ocorressem durante os atos de janeiro do ano passado.

A decisão do STF em soltar os coronéis gerou controvérsias, principalmente pelo histórico dos réus e pela gravidade das acusações. A Primeira Turma do Supremo havia aceitado a denúncia contra os três e outros membros da PMDF em fevereiro, o que reforça a relevância dos crimes atribuídos a eles.

Diante desse cenário, a liberação dos coronéis da PMDF levanta questionamentos sobre a efetividade da Justiça e a garantia da punição adequada para os responsáveis por atos graves contra a ordem democrática. A decisão de Alexandre de Moraes será acompanhada de perto pela sociedade e repercutirá amplamente nos meios jurídicos e políticos.

Botão Voltar ao topo