BRASIL – Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão contra suspeito de se passar por ministro da Justiça no Instagram

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal (PF) deu início à Operação Inverídico, que tem como alvo um homem suspeito de se passar pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na rede social Instagram. O mandado de busca e apreensão está sendo cumprido na cidade de Osasco, localizada no estado de São Paulo.

De acordo com informações divulgadas pela corporação, as investigações revelaram que o suspeito teria criado um perfil falso em nome do ministro da Justiça, sem autorização para tal ato. A PF busca esclarecer qual era o objetivo do investigado ao criar essa conta fraudulenta e investigar se outras autoridades públicas também foram vítimas desse crime.

A ação da Polícia Federal reflete a gravidade da situação, uma vez que a falsa identidade digital de uma autoridade pública pode gerar consequências sérias e comprometer a segurança e a imagem do ministro em questão. A criação de perfis falsos em redes sociais é uma prática criminosa que pode levar a problemas de diversas naturezas, incluindo desde difamação até fraudes.

Ainda segundo as autoridades, o trabalho investigativo continuará em andamento, visando esclarecer todos os detalhes relacionados ao caso e identificar possíveis outras vítimas dessa ação criminosa. A PF reforça a importância de denunciar casos de falsidade ideológica digital, ressaltando que a disseminação de fake news pode prejudicar não apenas a reputação de indivíduos, mas também a credibilidade de instituições públicas.

Diante desse cenário, a Operação Inverídico se torna um importante marco no combate à criminalidade cibernética e na proteção da integridade e da veracidade das informações divulgadas nas redes sociais. A Polícia Federal permanece dedicada a garantir a segurança digital e a punir os responsáveis por práticas ilícitas nesse meio.

Botão Voltar ao topo