BRASIL – Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína em carga de café no porto do Rio de Janeiro avaliada em R$ 330 milhões

No último dia 27, a Receita Federal realizou uma operação no porto do Rio de Janeiro que resultou na apreensão de 1,3 toneladas de cocaína escondidas em uma carga de café. A droga, que tinha como destino a Bélgica, foi avaliada em R$ 330 milhões, representando um grande golpe no tráfico internacional de drogas.

A ação foi coordenada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES), juntamente com a equipe de cães de faro da divisão. A colaboração da Marinha, no contexto da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate ao crime organizado, foi fundamental para o sucesso da operação.

A carga interceptada foi encaminhada para a Polícia Federal para as devidas investigações. A Receita Federal destacou que a apreensão foi resultado de critérios de gerenciamento de risco aplicados durante pesquisas e seleções desenvolvidas pelo órgão, confirmando a eficácia do trabalho de combate ao contrabando e tráfico de drogas.

A descoberta da cocaína escondida no carregamento de café chama a atenção para a sofisticação e criatividade dos traficantes na tentativa de burlar a fiscalização. É um alerta para a importância da atuação integrada das autoridades no combate a esse tipo de crime, que tem repercussões não apenas na segurança pública, mas também na economia e na sociedade como um todo.

A apreensão dessa grande quantidade de droga representa uma importante vitória na luta contra o tráfico internacional e reforça a necessidade contínua de investimento em recursos e tecnologia para coibir essa prática criminosa. A Receita Federal segue vigilante, atuando de forma estratégica e eficiente para combater o contrabando e o tráfico de drogas em todo o território nacional.

Botão Voltar ao topo