BRASIL – Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, aponta pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta-feira.

A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma ligeira alta, atingindo 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, de acordo com os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Esse índice representa um aumento em relação ao trimestre anterior, que registrou 7,5% de desemprego. No entanto, se comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma queda significativa, já que a taxa de desemprego foi de 8,6%.

Os dados foram disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28), trazendo informações importantes sobre o mercado de trabalho no país. A população desocupada chegou a 8,5 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 4,1% em relação ao trimestre anterior, mas uma redução de 7,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, a população ocupada se manteve praticamente estável, totalizando 100,25 milhões de pessoas. Apesar disso, esse número mostra um crescimento de 2,2% em relação ao ano anterior, indicando uma recuperação gradual do mercado de trabalho.

Esses números demonstram a situação delicada do mercado de trabalho no Brasil, com altos índices de desemprego e uma população desocupada considerável. É fundamental que políticas públicas e medidas econômicas sejam adotadas para estimular a geração de empregos e garantir a recuperação da economia, trazendo mais estabilidade e oportunidades para a população. A análise dos dados do IBGE sinaliza a necessidade de um trabalho conjunto entre governo, empresas e sociedade para superar os desafios enfrentados no cenário atual.

Botão Voltar ao topo