BRASIL – Aprovada criação de delegacia especializada em investigar mortes de agentes de segurança pública no Rio de Janeiro.

Na última quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão a criação de uma delegacia especializada na investigação de mortes de agentes de segurança pública. O Projeto de Lei 446/19, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), teve sua aprovação e agora segue para o governador Cláudio Castro, que terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a medida.

De acordo com o deputado Rosenverg Reis, uma das principais causas de mortes de agentes de segurança é o reconhecimento dos policiais fora do horário de serviço, o que os coloca em um “permanente estado de alerta”, prejudicando o tempo que poderiam passar com a família ou em outras atividades. Com a criação da delegacia especializada, espera-se que seja possível registrar, investigar, abrir inquéritos e adotar os procedimentos necessários para proteger efetivamente os agentes de segurança pública contra qualquer conduta que os coloque em situação de risco.

A iniciativa visa garantir a proteção e segurança dos profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger a população. Com a atuação da delegacia especializada, será possível investigar com mais rigor e eficiência os casos de mortes de agentes de segurança, buscando identificar os responsáveis e garantir a punição de acordo com a lei.

A criação desta delegacia representa um avanço na proteção dos agentes de segurança pública e na valorização do trabalho desses profissionais tão essenciais para a sociedade. Com um espaço dedicado exclusivamente à investigação desses casos, espera-se reduzir a incidência de mortes e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro para os profissionais da área.

Botão Voltar ao topo