BRASIL – Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue na cidade com redução significativa de casos e mortes, destaque para mobilização de profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (29) o fim da epidemia de dengue na cidade, após um período de aumento significativo de casos. Segundo Daniel Soranz, secretário de Saúde, o município registrou sete mortes e 82 mil casos da doença, mas nas últimas semanas houve uma redução considerável no número de ocorrências.

O pior período da epidemia foi entre 18 e 24 de fevereiro, quando foram registrados 13.511 casos. Desde então, a cidade vem apresentando uma queda gradual nos números. Na última semana com os dados consolidados (17 a 23 de março), foram contabilizadas 5.395 ocorrências, uma redução de 33% em relação à semana anterior.

De acordo com Soranz, aproximadamente 1,1 mil profissionais de saúde estiveram envolvidos na mobilização contra a dengue, com a abertura de dez polos de atendimento em fevereiro. Nesta sexta-feira, esses polos começaram a ser desmobilizados, indicando o fim do período epidêmico e da emergência de dengue na cidade.

O secretário ressaltou a importância da vacinação contra a dengue, informando que esta será a última semana para imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a primeira dose da vacina. Ainda há 40 mil doses da vacina em estoque, e os pais foram encorajados a procurar uma unidade de saúde para garantir a proteção de seus filhos.

Com o fim da epidemia de dengue, os esforços da Secretaria Municipal de Saúde voltarão agora para o combate à influenza e a campanha de vacinação contra a gripe, consideradas medidas essenciais para manter a saúde da população em meio à pandemia de COVID-19. A mobilização dos profissionais de saúde continuará focada em garantir a imunização da população contra outras doenças sazonais.

Botão Voltar ao topo