MACEIÓ – Prefeitura de Maceió investe mais de R$ 50 milhões em obras de proteção de encostas, beneficiando mais de 20 áreas vulneráveis.

A Prefeitura de Maceió vem realizando um trabalho árduo e eficiente na proteção e contenção de encostas na cidade, tendo investido mais de R$ 50 milhões nesse projeto. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), mais de 20 encostas já foram beneficiadas com esses investimentos, trazendo mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem nessas áreas de risco.

As intervenções já foram concluídas em diversas localidades da cidade, como Morada dos Palmares, Chã de Bebedouro, Vale do Reginaldo, Cruz das Almas, Jacintinho, Chã de Jaqueira, Fernão Velho, entre outras. Essas obras garantem a estabilidade das encostas e protegem os moradores de possíveis deslizamentos e desabamentos, permitindo que vivam sem o constante medo de desastres naturais.

A engenheira da Seminfra, Alicia Lourenço, explicou que foram utilizadas tecnologias definitivas de contenção, como solo grampeado, gabiões, geomanta, aparelhos de drenagem e revestimento vegetal. Essas técnicas são essenciais para manter a estabilidade das encostas e evitar futuros problemas.

Além disso, a aplicação de geocomposto PVC com cobertura de argamassa cimentícia em algumas áreas foi fundamental para proteger taludes que não possuem alto risco de deslizamento no momento, mas que podem se agravar com o tempo. Essa tecnologia evita que a situação piore e garante a segurança dos moradores a longo prazo.

Atualmente, estão em andamento obras de contenção definitiva em outras áreas da cidade, como nas grotas da Alegria, Macaxeira, no conjunto João Sampaio e na Chã de Bebedouro. Essas ações demonstram o compromisso da Prefeitura de Maceió com a segurança e bem-estar da população, trazendo benefícios concretos e tangíveis para as comunidades atendidas.

Botão Voltar ao topo