MACEIÓ – Secretário de Desenvolvimento Social visita unidades do SCFV e destaca impacto positivo na vida de usuários em Maceió.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) tem se mostrado de extrema importância na vida dos idosos, crianças, adolescentes e mulheres de Maceió. Localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), esses equipamentos têm promovido a inclusão social e a qualidade de vida dos usuários.

Recentemente, o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, deu início a um cronograma de visitas às unidades para conhecer de perto as atividades desenvolvidas nos grupos do serviço. Em uma dessas visitas, realizada no Cras Cacilda Sampaio, no Vergel do Lago, as idosas e mulheres do grupo dançaram Carimbó e demonstraram o aprendizado nas aulas de Karatê.

Durante o encontro, o secretário, que é psicólogo, ressaltou a importância das atividades do Serviço de Convivência na saúde mental dos participantes, destacando que o ambiente de convivência e inclusão contribui significativamente para o bem-estar e a felicidade dos usuários e seus familiares.

Dona Cícera Ricardo, que participa do Serviço de Convivência há mais de 20 anos, compartilhou como as atividades a ajudaram a superar a depressão após a perda de um filho. Ela ressaltou o apoio e acolhimento que recebe do grupo, enfatizando a importância de se manter em movimento e participar das diferentes atividades proporcionadas pelo Cras.

Com aproximadamente 2.500 participantes, o Serviço de Convivência em Maceió conta com 16 núcleos localizados nos Cras, Lar São Domingos, Juvenópolis e Centro de Convivência Claudia Malta. As atividades oferecidas incluem ações socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

A coordenadora-geral do Serviço de Convivência da Semdes, Daniele Oliveira, ressaltou a importância desse trabalho e seu impacto positivo na vida das pessoas, destacando relatos de superação de situações de vulnerabilidade, depressão e isolamento. As atividades proporcionam momentos de descontração, socialização e desenvolvimento de autonomia, promovendo a inclusão e o protagonismo dos participantes.

Botão Voltar ao topo