ALAGOAS – Escolas da rede estadual se destacam no Prêmio Educador Transformador, com projetos inovadores e alinhados à Educação Empreendedora

As escolas da rede estadual de Alagoas foram destaque no Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Escola Estadual Ambrosio Lyra, localizada em Passo de Camaragibe, alcançou o terceiro lugar na etapa regional do prêmio. Além disso, as escolas estaduais Judith Nascimento, Graciliano Ramos e Otacílio Holanda foram premiadas na etapa estadual.

O projeto premiado da Escola Estadual Ambrosio Lyra, denominado Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes (F.E.R.V.A.), foi destaque na categoria Ensino Médio. Este projeto foi criado como resposta às ameaças de ataques em escolas brasileiras no ano de 2023 e busca valorizar a produção artística e o talento estudantil. O professor Bruno Alves, idealizador do projeto, destaca a importância do F.E.R.V.A. na valorização da cultura local e na preparação dos alunos para atuarem na economia criativa.

Outras escolas também se destacaram no prêmio. A Escola Estadual Judith Nascimento, de Messias, conquistou o terceiro lugar na categoria Ensino Médio e o primeiro lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos com os projetos “Meninas nas Ciências” e “Marketing Digital”, respectivamente. Já a Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios, alcançou o segundo lugar na categoria Ensino Médio com o projeto “Caixa de Jogos em contextos de aprendizagens criativas”, que visa potencializar a aprendizagem dos alunos com deficiência.

O reconhecimento obtido no Prêmio Educador Transformador demonstra o comprometimento das escolas estaduais de Alagoas com a inovação e a transformação educacional. Além disso, reforça a importância de projetos que estimulam o protagonismo dos estudantes e valorizam a diversidade presente nas unidades escolares. A premiação é vista como um divisor de águas, motivando os profissionais da educação e os alunos a seguirem em busca de práticas pedagógicas cada vez mais inclusivas e transformadoras.

Botão Voltar ao topo