ALAGOAS – Estudo da Essenz Soluções impulsiona Governo de Alagoas na produção de energia limpa para crescimento socioeconômico em reunião do Consórcio Nordeste

O Governo de Alagoas está dando passos importantes no estudo e na implantação de fontes de energia limpa para impulsionar o crescimento socioeconômico do estado. Através de parcerias com a Essenz Soluções, o governo tem avançado na identificação do potencial energético alagoano, com o intuito de explorar e produzir energia de forma responsável e sustentável.

Nesta segunda-feira (15), em uma reunião, a Essenz Soluções apresentou um diagnóstico sobre o potencial energético de Alagoas, o qual foi bem recebido pelo governador Paulo Dantas. O governador já solicitou a elaboração de um plano de ação para ser apresentado na próxima reunião do Consórcio Nordeste, que acontecerá em maio no Ceará.

Paulo Dantas destacou a importância de ampliar a matriz energética alagoana com foco em fontes renováveis, visando o desenvolvimento socioeconômico do estado. Ele ressaltou que a gestão atual busca transformar o potencial de energia limpa em crescimento econômico para Alagoas.

Além disso, a secretária de Estado da Fazenda, Renata Santos, salientou a necessidade de traçar parâmetros técnicos e econômicos para atrair investimentos em energias renováveis, levando em consideração a oportunidade de desenvolver o estado economicamente e atrair parcerias privadas.

O consultor Guilherme Dantas, responsável pelo diagnóstico, enfatizou o potencial energético único de Alagoas em relação a outros estados do Nordeste. Ele identificou oportunidades de investimento no setor sucroenergético, na captura de sequestro de carbono de bioenergia, metanol e uso de combustível renovável nos aviões.

O governo também está em negociação com a Casa dos Ventos para implantação de projetos de geração de energia solar e eólica no estado. Há planos para a criação de um complexo eólico em Delmiro Gouveia, em parceria com a empresa EDP.

Diversas autoridades e representantes estiveram presentes na reunião, demonstrando o interesse e engajamento do governo e da sociedade civil nesse projeto de desenvolvimento sustentável para Alagoas.

Botão Voltar ao topo