ALAGOAS – Sesau promove ação de saúde mental no Quilombo Pixaim, em Piaçabuçu, beneficiando moradores e profissionais da saúde

Hoje, dia 15 de abril de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou uma ação itinerante de saúde mental no Quilombo Pixaim, localizado em Piaçabuçu. Essa iniciativa teve como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância do cuidado com a saúde mental, levando psicólogos e psiquiatras para oferecer assistência à comunidade.

Além dos moradores locais, os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também foram beneficiados com a ação, recebendo capacitações sobre manejo da crise, prevenção ao suicídio, redução de danos e utilização da ferramenta M-chat para rastreamento precoce do autismo.

O projeto, intitulado ‘Nise Presente nos Quilombos’, segue as diretrizes da renomada médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira, reconhecida nacionalmente por suas terapias humanizadas no tratamento de pessoas em sofrimento mental.

Durante os dias da intervenção, os técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau ofereceram oficinas de artesanato para geração de renda e rodas de conversa com as mulheres da comunidade, proporcionando momentos de troca e aprendizado.

Além disso, os quilombolas tiveram acesso à emissão da Carteira de Identidade e do Cartão Cria, bem como receberam atendimento da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), ampliando ainda mais o alcance e os benefícios da ação.

A supervisora da Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, destacou a importância do trabalho realizado, ressaltando a necessidade de resgatar a identidade cultural da população quilombola e oferecer um atendimento psicossocial equânime e humanizado, levando em consideração suas singularidades históricas, sociais e culturais.

Diversas instituições estiveram envolvidas nessa ação, como a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e o Instituto de Identificação e Expresso da Cidadania da Defensoria Pública, evidenciando a importância e a abrangência do trabalho realizado pela Sesau no Quilombo Pixaim.

Botão Voltar ao topo