BRASIL – Cortes no orçamento da Polícia Federal podem comprometer operações investigativas e serviços essenciais, alerta Associação dos Delegados.

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) emitiu um comunicado alarmante sobre os cortes projetados no orçamento da corporação, alertando para os riscos que isso representa para a manutenção dos serviços prestados. Segundo a ADPF, se os cortes forem confirmados, a falta de recursos poderá até mesmo inviabilizar a deflagração de algumas operações investigativas de grande importância.

O contingenciamento de recursos na Polícia Federal ultrapassará a marca de R$ 100 milhões, o que, de acordo com a associação, impactará diretamente no pagamento de diárias dos servidores, uma vez que os fundos que seriam destinados a essa finalidade foram antecipados de maio para abril.

Essa situação, caso se concretize, resultará no cancelamento de operações significativas e na redução da atuação dos policiais federais em regiões consideradas mais vulneráveis em todo o país. Além disso, a emissão de passaportes e de documentos relacionados à imigração também será prejudicada, afetando estrangeiros que desejam entrar no Brasil.

A ADPF reconhece as dificuldades econômicas enfrentadas pelo governo, mas ressalta a importância de um remanejamento imediato de despesas e uma gestão mais eficiente dos recursos para garantir que sejam aplicados de maneira inteligente, contemplando as necessidades de custeio e investimentos na Polícia Federal.

O Ministério da Justiça, ao ser contatado pela imprensa, explicou que os remanejamentos e cortes orçamentários são necessários para atender ao Regime Fiscal Sustentável e à sustentabilidade fiscal do país. No entanto, destacou que já está trabalhando para recompor parte do orçamento para minimizar os impactos nas ações planejadas para este ano.

Em resumo, a situação dos cortes no orçamento da Polícia Federal é preocupante e representa um desafio para a continuidade dos serviços essenciais fornecidos pela instituição. A expectativa é de que haja uma solução rápida e eficaz para garantir que a corporação possa cumprir suas atribuições de forma adequada e satisfatória.

Botão Voltar ao topo