BRASIL – “Escola Politécnica da UFRJ, primeira escola de engenharia das Américas, é declarada Patrimônio Histórico do RJ ao completar 150 anos”

A Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completa 150 anos neste mês e recebeu uma importante honraria. Considerada a primeira escola de engenharia das Américas, foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Científico de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Com responsabilidade sobre 13 cursos de engenharia e aproximadamente 5 mil alunos, a Politécnica possui um corpo docente de 210 professores. É reconhecida como um dos principais centros de ensino de engenharia do país, com a maioria de seus cursos obtendo nota máxima no Enade.

A autoria da lei que concedeu esse reconhecimento é da deputada estadual Elika Takimoto (PT), e a celebração oficial está marcada para o dia 25, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Localizada no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro, a Escola Politécnica faz parte do renomado Centro de Tecnologia da UFRJ, junto com outras instituições de excelência como a Escola de Química, o Coppe e o IMA.

A história da Politécnica se confunde com a do ensino de engenharia no Brasil. O surgimento da instituição remonta à Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792 durante o Brasil Colônia. Com o passar dos anos e diversas mudanças estruturais, a escola se consolidou como referência no ensino de engenharia no país.

Nomes ilustres passaram pela Escola Politécnica, contribuindo para o desenvolvimento da engenharia nacional. Personalidades como Malba Tahan, Carmen Portinho, Lima Barreto e André Rebouças deixaram suas marcas e contribuíram para a rica história da instituição.

A diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado, destaca o orgulho de pertencer a uma instituição de tamanha importância e ressalta o comprometimento com a inovação tecnológica e o enfrentamento dos desafios contemporâneos.

Com mais de um século e meio de tradição e excelência, a Escola Politécnica da UFRJ se consolida como um símbolo de reconhecimento e respeito no cenário educacional e científico do Rio de Janeiro e do Brasil como um todo.

Botão Voltar ao topo