BRASIL – Governo atende reivindicações do MST em Pernambuco e avança no programa Terra da Gente para assentamento de famílias agrícolas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou hoje que o governo avançou nas demandas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco. A declaração veio após a ocupação de duas áreas da Embrapa em Petrolina, realizada pelo movimento na madrugada de ontem.

Uma das áreas ocupadas, pertencente ao Campo Experimental de Caatinga da Embrapa, foi alvo de disputa. Enquanto a instituição afirma que o terreno de 1,5 mil hectares é destinado aos rebanhos de criação extensiva, o MST argumenta que a área é improdutiva. Esta já é a terceira vez que o movimento ocupa uma parte da Embrapa Seminário, em Petrolina.

Durante coletiva de imprensa para apresentar o novo programa Terra da Gente, que visa destinar terras para a reforma agrária, Teixeira afirmou que o governo atenderá as reivindicações do MST. Estão em andamento a transferência de recursos para a produção de sementes para agricultores familiares da região, o assentamento no perímetro irrigado e a abertura de um escritório do Incra a 600 quilômetros de Recife.

As ocupações promovidas pelo MST fazem parte do Abril Vermelho, uma série de ações que lembram o massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996 no Pará. Nesse episódio, 21 trabalhadores foram mortos durante uma marcha por reforma agrária. Até o momento, cerca de 30 ações foram realizadas em 11 estados, incluindo as 24 ocupações de terras.

O movimento de luta pela reforma agrária continua ativo e o governo se compromete a atender as demandas do MST em Pernambuco. Ações como estas mostram a importância da mobilização social para promover mudanças e garantir direitos aos trabalhadores rurais.

Botão Voltar ao topo