BRASIL – Ministério divulga orientações para o Concurso Público Nacional Unificado: o que levar no dia da prova e o que é proibido.

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou orientações essenciais para os candidatos que participarão da prova marcada para 5 de maio. Entre as principais recomendações, está a necessidade de apresentar o cartão de confirmação de inscrição no local do exame, que estará disponível para impressão a partir do dia 25 na Página do Candidato.

Além disso, é fundamental portar um documento de identidade original com foto, conforme especificado no edital. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas. Para os candidatos que optarem por documentos digitais, será necessário acessar o aplicativo de identificação no momento da entrada na sala de provas. Este aplicativo deve ser baixado antecipadamente no celular e testado para garantir seu funcionamento adequado. Fotografias do documento não serão aceitas, mesmo que estejam armazenadas no dispositivo.

Outro item imprescindível a ser levado é uma caneta preta de material transparente, já que a comunicação durante as provas não é permitida. Recomenda-se que os candidatos levem mais de uma caneta, bem como usem roupas e calçados confortáveis, uma vez que a aplicação da prova será dividida em dois turnos e exigirá longos períodos de permanência sentado.

A Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso, disponibilizará envelopes porta-objetos para os candidatos guardarem seus pertences, incluindo telefones celulares. É importante destacar que os telefones e alarmes devem permanecer desligados durante toda a prova. Os envelopes serão lacrados e identificados antes do início da prova e deverão ser guardados embaixo da carteira do candidato.

Por fim, é permitido aos candidatos levar alimentos e água para consumo durante a prova. Embalagens de alimentos devem estar lacradas e garrafas de água transparentes. Por outro lado, o uso de eletrônicos, como telefones celulares, está estritamente proibido durante as provas, sob pena de eliminação do candidato.

Portanto, é fundamental que os candidatos sigam todas as orientações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para garantir o bom andamento e sua participação efetiva no Concurso Público Nacional Unificado.

Botão Voltar ao topo