ALAGOAS – Emater lança chamamento público para cadastro de unidades beneficiadas pelo PAA 2024 em Alagoas, com prazo até 15 de maio.

O Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) lançou um chamamento público para unidades que desejam se cadastrar para receber doações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2024. O objetivo do programa é promover segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em consonância com o Programa Alagoas Sem Fome, uma iniciativa do Governo local.

As instituições interessadas em participar do programa devem se inscrever até o dia 15 de maio e seguir as orientações descritas no documento de cadastro disponibilizado pelo Emater. As unidades que podem se candidatar como receptoras incluem grupos da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, entidades governamentais e não governamentais que oferecem alimentação aos beneficiários e contam com acompanhamento de conselhos municipais, estaduais ou nacionais, como CRAS, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, banco de alimentos, entre outros.

Para o ano de 2024, a expectativa é de um investimento superior a R$ 6,2 milhões e o cadastramento de 250 unidades receptoras em todo o estado de Alagoas. No ano anterior, o PAA executado pela Emater beneficiou mais de 98 mil famílias e quase 500 mil pessoas, com um investimento de R$ 5,8 milhões, resultando na distribuição de mais de 2,3 mil toneladas de alimentos.

Além de garantir alimentação para as famílias em situação de vulnerabilidade, o PAA também impulsiona a economia dos agricultores familiares, visto que as compras do programa são realizadas diretamente da agricultura familiar. O diretor-residente da Emater enfatiza a importância do programa para as famílias alagoanas e para os agricultores locais, destacando o compromisso do Governo de Alagoas em combater a fome e reduzir a pobreza.

As instituições interessadas em participar devem consultar os pré-requisitos e documentos necessários no Chamamento Público disponibilizado pelo Emater e enviar as informações solicitadas para o e-mail designado até o dia 15 de maio. A iniciativa conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Portanto, o chamamento público do Emater para o PAA 2024 representa uma importante oportunidade para unidades receptoras contribuírem para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local, em um esforço conjunto para combater a fome e promover a inclusão social no estado de Alagoas.

Botão Voltar ao topo