ALAGOAS – Escola estadual oferece atendimento veterinário gratuito e feira de adoção de animais nesta sexta-feira no Cepa

Na próxima sexta-feira, dia 19 de abril, a Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Cepa, promoverá um evento especial para a comunidade. O projeto intitulado “Meu Pet, Minha Responsabilidade” oferecerá atendimento veterinário gratuito, feira de adoção de cães e gatos e até um desfile canino. A iniciativa conta com o apoio de veterinários do grupo de pesquisa da Ufal e do projeto Focinho Responsável.

A ação, que acontecerá das 9h às 17h na quadra de esportes da escola, tem como objetivo conscientizar sobre o bem-estar animal e a importância da adoção responsável. Além dos serviços veterinários, como exames de sangue, consultas e aplicação de vacinas, haverá a possibilidade de adotar um novo amigo de quatro patas.

O projeto “Meu Pet, Minha Responsabilidade” surgiu como um Projeto Integrador da escola, envolvendo os estudantes do 2º ano do ensino médio. A ideia principal é combater os maus tratos aos animais e promover a ética animal através da conscientização dos alunos. A diretora da escola, Joseane Martins, expressou sua expectativa de que a campanha de adoção seja bem-sucedida e ajude a proporcionar novos lares aos animais que necessitam.

Parceiros como o GRUPEQUI, grupo de pesquisa da Ufal, e o Focinho Responsável têm sido essenciais para a realização e o sucesso do projeto. De acordo com Pierre Escodro, professor da Ufal, a parceria tem como objetivo promover a conscientização sobre o bem-estar animal e a adoção responsável.

O impacto do projeto nos estudantes tem sido tão significativo que alguns deles foram contemplados com bolsas de iniciação científica para continuar atuando na área. A iniciativa, que envolve palestras, campanhas de adoção e visitas a cursos de Medicina Veterinária, busca criar uma comunidade mais consciente e responsável em relação aos animais.

Para Erick Pompilio, aluno do projeto, a experiência tem sido transformadora, mudando sua percepção sobre o cuidado animal e a importância de denunciar maus tratos. O engajamento dos estudantes, como Gabriela Melo, tem demonstrado o impacto positivo que projetos como esse podem ter na comunidade, promovendo a conscientização e ação em prol dos animais.

Botão Voltar ao topo