ALAGOAS – Exposição “Ecoando Vozes Ancestrais” mergulha nas raízes dos povos originários e encanta visitantes na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

Na manhã desta terça-feira, 16 de abril de 2024, a exposição “Ecoando Vozes Ancestrais: Resistência e Resiliência nas Artes Indígenas” foi oficialmente aberta ao público na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em Alagoas. O evento proporcionou uma imersão nas raízes dos povos originários alagoanos, representando o testemunho da persistência das comunidades indígenas diante dos desafios históricos e contemporâneos.

A exposição conta com artefatos, obras de arte, narrativas visuais e oficinas de arte indígena, com destaque para a cultura da comunidade indígena alagoana Kariri Xocó. Além disso, os visitantes podem participar de uma oficina lúdica de fantoches, proporcionando uma experiência enriquecedora e educativa.

A mostra, apoiada pelo Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, estará disponível para visitação gratuita até o dia 19 de abril. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, oferecendo uma oportunidade única para a população conhecer e valorizar a rica cultura dos povos originários.

Mira Dantas, supervisora da Biblioteca Graciliano Ramos, ressaltou a importância da exposição como forma de retratar a cultura e a história das comunidades indígenas. Para a psicóloga Mikaele Monteiro, residente de Satuba, a exposição é uma oportunidade de imersão cultural que contribui para a construção da personalidade das pessoas, em especial das crianças.

Através de atividades educativas e interativas, como a oficina de fantoches, a exposição busca sensibilizar o público sobre a importância de preservar e valorizar as tradições e a arte dos povos originários. A presença de famílias inteiras na abertura da exposição demonstra o interesse e a valorização da cultura indígena por parte da comunidade alagoana.

Botão Voltar ao topo