ALAGOAS – HGE em destaque no combate aos acidentes de trabalho: unidade atendeu 168 pacientes no primeiro trimestre.

No primeiro trimestre de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Maceió, se destacou como referência no atendimento a vítimas de acidentes de trabalho. Ao todo, foram atendidos 168 pacientes nessa situação, em comparação com os 304 do mesmo período no ano anterior. Esses números revelam a importância da assistência oferecida pela unidade hospitalar pública de Alagoas.

Segundo o cirurgião-geral do HGE, Amauri Clemente, a imprudência e a falta de uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são as principais causas dos acidentes de trabalho. Esses hábitos podem resultar em traumas graves e até mesmo incapacitações permanentes, afetando a vida dos trabalhadores. Além disso, as longas jornadas de trabalho também têm impacto na saúde, como apontado por estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Diante desse cenário preocupante, o HGE tem desenvolvido estratégias para conscientizar os profissionais sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) oferece uma variedade de serviços gratuitos, como atendimentos com nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, dentistas, médicos do trabalho e enfermeiros. Além disso, a Engenharia do Trabalho realiza visitas nas empresas, orientando sobre boas práticas de segurança e promovendo ações educativas.

Por meio dessas iniciativas, o HGE busca reduzir os índices de acidentes de trabalho e garantir um ambiente mais seguro e saudável para os trabalhadores. A atuação conjunta de profissionais de saúde e engenharia tem sido fundamental para prevenir danos à saúde dos colaboradores e promover uma cultura de segurança nas empresas. É fundamental que as empresas e os trabalhadores se conscientizem sobre a importância da prevenção de acidentes, visando a proteção da integridade física e mental de todos os envolvidos.

Botão Voltar ao topo