ALAGOAS – Projeto Samu nas Escolas beneficia unidade da capital alagoana com ações de saúde e educação para estudantes

No último dia 16 de abril de 2024, a Escola Municipal Zaneli Caldas, localizada na Praça da Maravilha, no bairro Poço, em Maceió, foi beneficiada com as ações do Projeto Samu nas Escolas. Os alunos tiveram a oportunidade de receber orientações sobre primeiros socorros e os malefícios dos trotes, através da participação de acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social. O projeto, que ocorre todas as sextas-feiras em dois horários, tem como objetivo educar os estudantes e conscientizá-los sobre a importância dos serviços de emergência.

Durante o evento, os alunos puderam vivenciar de perto o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma das crianças que participou da ação, Arthur Gabriel Ferreira da Silva, de apenas 7 anos, demonstrou entusiasmo ao afirmar que aprendeu como desengasgar uma pessoa e pretende compartilhar seus conhecimentos com os pais e amigos. Essa interação direta com os estudantes é fundamental para disseminar informações valiosas sobre prevenção de acidentes e atendimentos de emergência.

A coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância do Projeto Samu nas Escolas, que completa uma década de existência no segundo semestre daquele ano. A iniciativa tem sido eficaz na redução dos índices de trotes, contribuindo para a otimização dos serviços de emergência. Mesmo diante dos avanços, a conscientização sobre a utilização correta dos serviços de emergência ainda é fundamental.

Para o segundo semestre, a agenda de apresentações do Projeto Samu nas Escolas já está preenchida, porém escolas interessadas em receber o programa podem agendar para o próximo ano. Tanto escolas públicas quanto privadas podem solicitar a participação no projeto, bastando entrar em contato através do e-mail ssosamumaceio@gmail.com e enviar um ofício com informações sobre a instituição. A iniciativa visa promover a educação e a prevenção de acidentes, formando cidadãos mais conscientes e preparados para situações de emergência.

Botão Voltar ao topo