ALAGOAS – Sesau inicia ações educativas para cuidar da saúde vocal dos professores em Alagoas em comemoração ao Dia Mundial da Voz

Hoje, 16 de abril de 2024, comemora-se o Dia Mundial da Voz e, em alusão a essa data, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) iniciou uma série de ações educativas direcionadas para a saúde vocal dos professores em todo o Estado. A programação, que teve início no município de Pilar, será realizada nas escolas da Rede Estadual de Ensino até o dia 30 deste mês.

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Cerest Estadual destaca-se como referência nacional no cuidado com a voz dos professores, em conformidade com a Lei Estadual 7.241/11, que estabeleceu o Programa ‘Voz que Ensina’. Através desse programa, são executadas ações para prevenir os Distúrbios de Vozes Relacionados ao Trabalho (DVRT), além de identificar e encaminhar os casos para tratamento adequado.

Os Distúrbios de Vozes Relacionados ao Trabalho, também conhecidos como disfonias, são desvios vocais associados ao uso da voz durante a jornada de trabalho. Esse problema pode prejudicar a atuação e comunicação do profissional, sendo os professores os mais suscetíveis a apresentar sinais e sintomas vocais. A fonoaudióloga do Cerest Estadual, Rayne Melo, ressaltou a importância do Programa ‘Voz que Ensina’ na prevenção, identificação e tratamento da disfonia entre os educadores da Rede Estadual de Ensino.

A programação de ações educativas segue em diversas cidades, conforme cronograma: Pilar no dia 16 de abril, Maceió no dia 17, Palmeira dos Índios no dia 18, Teotônio Vilela no dia 23, Craíbas no dia 24 e encerrando em Maceió no dia 30 de abril. Essa iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância da saúde vocal dos professores e a prevenção de possíveis problemas relacionados ao uso da voz no ambiente de trabalho.

Botão Voltar ao topo