BRASIL – Crise diplomática: Presidente Lula da Silva participa de cúpula virtual da Celac para discutir invasão da embaixada do México em Quito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença em uma cúpula virtual da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) nesta terça-feira (16). Convocada de maneira extraordinária pela presidente de Honduras, Xiomara Castro, a reunião teve como foco a invasão da embaixada do México em Quito, Equador, por agentes locais em uma tentativa de prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que havia recebido asilo político do governo mexicano. A situação gerou uma crise diplomática entre os dois países, culminando no rompimento das relações pelo governo mexicano.

Jorge Glas, que ocupou o cargo de vice-presidente durante a gestão de Rafael Correa entre 2013 e 2017, foi condenado duas vezes por corrupção pela Justiça equatoriana. O incidente na embaixada ocorreu em 5 de abril e desencadeou uma reação sem precedentes na região. Em sua participação na cúpula da Celac, Lula expressou sua indignação com o ocorrido, ressaltando a importância da inviolabilidade das embaixadas de acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961.

Além disso, o ex-presidente brasileiro defendeu a proposta da Bolívia de criar uma comissão composta por países da Celac para monitorar a situação e a saúde de Jorge Glas, que chegou a ser hospitalizado após a invasão da embaixada. Lula enfatizou a necessidade de a região repudiar firmemente o desrespeito à diplomacia e aos direitos internacionais, destacando a tradição humanitária da América Latina em relação ao direito de asilo diplomático.

O México, por sua vez, recorreu à Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas em Haia, solicitando a suspensão do Equador da ONU até que o país emita um pedido público de desculpas. Lula se mostrou favorável aos esforços de reaproximação entre as nações envolvidas, ressaltando a importância do diálogo e da diplomacia na resolução de conflitos na região. O ex-presidente também destacou a relevância da CELAC em trabalhar para restabelecer o diálogo e normalizar as relações entre Equador e México, parceiros fundamentais para a integração regional.

Botão Voltar ao topo