BRASIL – Polícia Federal identifica nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, região de Bragança

Nove corpos foram identificados pela perícia da Polícia Federal em uma embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, no último sábado (13). A investigação inicial, realizada em conjunto com a Polícia Científica do Pará, revelou que os documentos e objetos encontrados junto aos corpos pertenciam a migrantes do continente africano, especificamente da Mauritânia e Mali. No entanto, existe a possibilidade de que as vítimas sejam de outras nacionalidades.

Os trabalhos de perícia para identificação dos corpos tiveram início no dia seguinte, após a embarcação ter sido levada para terra firme. A Polícia Federal informou que oito corpos estavam dentro da embarcação e o nono corpo foi encontrado próximo a ela, indicando que fazia parte do mesmo grupo de vítimas.

A embarcação foi descoberta por pescadores paraenses, com alguns corpos já em estado de decomposição, em um rio na região de Salgado, no nordeste do Pará. Os trabalhos de busca e resgate da embarcação com as vítimas ocorreram ao longo de um dia inteiro, das 7h às 23h30.

Com o objetivo de identificar as vítimas, a Polícia Federal está seguindo os protocolos da Interpol para identificação de vítimas de desastres (DVI). Esses protocolos permitem a identificação mesmo em casos de avançada decomposição, por meio da utilização de amostras de DNA, impressões digitais, características físicas, registros odontológicos e reconhecimento de objetos pessoais.

Além da identificação das vítimas, os trabalhos periciais têm como objetivo investigar a origem dos passageiros, a causa e o tempo estimado dos óbitos. As operações de resgate contaram com a participação de uma embarcação da Marinha, um bote dos bombeiros militares de Bragança, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Pará e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Bragança.

Botão Voltar ao topo