BRASIL – Sessão solene na Alerj homenageia Helena Theodoro, primeira doutora negra do Brasil, com Medalha Tiradentes e destaque em pesquisa afro-brasileira.

Na última terça-feira (16), o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi palco de uma apresentação que celebrou a cultura afro-brasileira. O som dos atabaques, a dança afro e os cantos de origem africana preencheram o ambiente durante a sessão solene que concedeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria do estado, à renomada intelectual Helena Theodoro.

Helena, a primeira doutora negra do país e referência em pesquisas sobre história e cultura afro-brasileiras, foi homenageada pela iniciativa da deputada estadual Renata Souza (PSOL). Aos 80 anos, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro coleciona graduações em diversas áreas do conhecimento e é admirada por sua trajetória de luta e dedicação ao movimento negro.

Durante a cerimônia, ativistas de movimentos negros se fizeram presentes na plateia, e a família de Helena, representada por seu filho Nei Lopes e sua neta Larissa, compartilhou a mesa principal com a homenageada. Renata Souza destacou a importância da presença de Helena Theodoro, ressaltando sua origem carioca, sua ligação com a cultura afro-brasileira e sua liderança no movimento negro.

Helena, ao discursar, enfatizou a importância da troca de informação entre as gerações e a valorização da igualdade racial. Além de sua contribuição acadêmica, a doutora também possui uma história marcante no rádio, tendo iniciado sua carreira na Rádio MEC aos 15 anos de idade.

A intelectual aposentada revelou que seu próximo plano profissional envolve a criação de um musical inspirado em um de seus livros, voltado para a comunidade negra. Citando a filosofia africana Ubuntu, Helena defendeu o direito das pessoas à autodeterminação e à busca da felicidade e realização em qualquer idade.

A sessão na Alerj também foi marcada pela homenagem à Helena com a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A vereadora Thais Ferreira (PSOL) foi responsável pela iniciativa, reconhecendo o trabalho da intelectual em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais.

A celebração na Alerj serviu não apenas para enaltecer a trajetória e os feitos de Helena Theodoro, mas também para destacar a importância da representatividade negra e da valorização da cultura afro-brasileira na sociedade contemporânea. A presença e os discursos dos presentes reforçaram a necessidade de reconhecer e celebrar as contribuições da comunidade negra para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Botão Voltar ao topo