MACEIÓ – Lixeiras subterrâneas na Pajuçara são alvo de vandalismo em Maceió, alerta diretora da Alurb contra desperdício de dinheiro público.

As lixeiras subterrâneas do calçadão da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara, que foram instaladas em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Maceió, estão sendo alvo de vandalismo por parte da população. Os equipamentos, responsáveis pela coleta de lixo orgânico, reciclável e rejeitos, tiveram suas tampas arrancadas e o seu funcionamento mecânico prejudicado. A atitude irresponsável de alguns cidadãos tem gerado prejuízos à cidade e comprometido o trabalho dos garis da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

As lixeiras subterrâneas são equipamentos eletrônicos que sofrem danos com a ação das águas pluviais, dificultando a coleta adequada e higiênica dos resíduos. Além disso, houve relatos de tentativa de forçar a entrada de objetos inapropriados nas lixeiras, como cadeiras, o que demonstra a falta de conscientização por parte de alguns indivíduos. A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, expressou sua preocupação com a situação e pediu a colaboração da população para a preservação dos equipamentos públicos.

A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns por meio do Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS) é uma tecnologia moderna e eficaz, utilizada amplamente na Europa e ainda pouco implementada no Brasil. Esta metodologia permite o armazenamento dos resíduos abaixo do nível do solo, contribuindo para a estética urbana e evitando o acúmulo de lixo nas vias públicas.

Diante dos atos de vandalismo, a diretora da Alurb ressaltou a importância de evitar que tais incidentes se repitam, destacando a necessidade de buscar medidas preventivas e punitivas junto às autoridades competentes. Afinal, o dinheiro público investido na instalação e manutenção das lixeiras não pode ser desperdiçado devido à ação de indivíduos irresponsáveis. Portanto, é fundamental que a população se conscientize e colabore para preservar os equipamentos públicos e garantir a limpeza e ordem da cidade.

Botão Voltar ao topo