Vandalismo prejudica funcionamento de lixeiras subterrâneas na Pajuçara, em Maceió, comprometendo sistema de coleta de resíduos

No último mês de fevereiro, a Prefeitura de Maceió realizou a instalação de lixeiras subterrâneas no calçadão da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara, com o objetivo de promover a coleta de lixo orgânico, reciclável e rejeitos de forma mais eficiente. No entanto, recentemente, esses equipamentos fundamentais para a limpeza urbana foram alvo de atos de vandalismo, causando prejuízos e dificultando o trabalho dos garis da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

Segundo relatos dos funcionários da Alurb, algumas lixeiras tiveram suas tampas arrancadas, o que comprometeu o funcionamento mecânico dos equipamentos, especialmente devido à exposição à ação das águas pluviais. Além disso, houve tentativas de forçar a entrada de objetos, como uma cadeira, no interior das lixeiras, o que evidencia a falta de conscientização e respeito pelo espaço público.

É importante ressaltar que a coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns, através do Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS), é uma tecnologia amplamente utilizada na Europa, mas ainda pouco implementada no Brasil. A proposta desse sistema é armazenar os resíduos abaixo do nível do solo, contribuindo para a estética da cidade, evitando lixeiras visivelmente cheias e transbordando de lixo, promovendo uma melhor organização e limpeza urbana.

Diante desse cenário de vandalismo que afeta diretamente a prestação de serviços de limpeza pública, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância de preservar os equipamentos urbanos e colaborar com a manutenção da limpeza da cidade. Ações como essa demonstram a falta de cidadania e compromisso com o bem-estar coletivo, prejudicando não apenas os trabalhadores responsáveis pela limpeza, mas toda a comunidade que utiliza esses espaços públicos. A Alurb já está trabalhando na reparação dos danos e na conscientização da população sobre a necessidade de preservar esses equipamentos essenciais para a qualidade de vida urbana.

Botão Voltar ao topo