ALAGOAS – Alagoas realiza com sucesso transplante de fígado, beneficiando receptor com boa recuperação na Santa Casa de Maceió

No último sábado (13), mais um importante transplante de fígado foi realizado em Alagoas, beneficiando Danilo dos Santos Neto, de 55 anos, que sofria de cirrose alcoólica. O procedimento ocorreu na Santa Casa de Maceió e, de acordo com a equipe médica responsável, o receptor está apresentando uma boa recuperação.

A Central de Transplantes de Alagoas informou que o doador do órgão foi um homem de 49 anos que teve morte encefálica confirmada. Após o consentimento da família, além do fígado, também foram doados os rins e as córneas. Os rins foram enviados para o estado de Pernambuco por falta de receptores compatíveis em Alagoas, enquanto as córneas foram transplantadas em pacientes alagoanos que estavam na lista de espera.

A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, ressaltou a importância do gesto de doar órgãos, destacando que essa decisão pode salvar vidas. Ela enfatizou a relevância de informar os familiares sobre a decisão de doação, pois é necessária a autorização familiar para concretizar o procedimento.

Em 2024, Alagoas já realizou nove transplantes de córneas, dois de rins e um de fígado. Visando ampliar o número de procedimentos, foi lançado o Programa Alagoas Transplanta, que proporciona um atendimento médico completo aos pacientes transplantados. Além disso, o Hospital do Coração Alagoano foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes cardíacos pelo SUS, atendendo às demandas da população alagoana.

Dessa forma, a saúde em Alagoas segue avançando no campo dos transplantes, garantindo mais oportunidades de vida para aqueles que necessitam desses procedimentos essenciais.

Botão Voltar ao topo