ALAGOAS – Consórcio Nordeste lança festival cultural itinerante reunindo os nove estados da região, com nove encontros ao longo de 2024.

O Consórcio Nordeste lançou nesta quinta-feira o Cena Nordeste Festival, um evento que reúne os nove estados da região em uma iniciativa artístico-cultural inédita. O festival contará com nove encontros ao longo de 2024, passando por cada uma das capitais nordestinas e mobilizando oito linguagens culturais diferentes.

A solenidade de abertura do Cena Nordeste Festival aconteceu no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE), com a presença das governadoras Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, e Raquel Lyra, de Pernambuco. O evento marca o início de uma série de encontros que visam promover o intercâmbio cultural entre os estados da região.

O festival é uma iniciativa que começou a ser gestada em 2023 pela Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste e agora está sendo executada com o esforço conjunto de todos os nove estados. Cada encontro do Cena Nordeste Festival terá a participação e responsabilidade de um estado diferente em uma das oito linguagens culturais contempladas.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do projeto, ressaltando que o Festival Cena Nordeste simboliza o compromisso do Consórcio Nordeste em promover o intercâmbio cultural na região e fortalecer a identidade regional. Além disso, a iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento econômico por meio do turismo cultural e democratizar o acesso à cultura.

Após o lançamento realizado em Olinda, os próximos encontros do Cena Nordeste acontecerão em diversas capitais nordestinas ao longo do ano. Cada evento contará com exibições de curtas-metragens, espetáculos de teatro, circo, cultura popular, apresentações de forró, dança, música e grafites, sempre em centros culturais das cidades-sede, com acesso gratuito ao público local.

Com uma programação expressiva e potente para a cultura nordestina, o Cena Nordeste Festival promete ser um evento marcante que visa celebrar a diversidade regional e potencializar os talentos artísticos da região. A expectativa é que o festival contribua para visibilizar a rica produção cultural nordestina em âmbito nacional e estimule o surgimento de novos talentos em diversas linguagens culturais.

Botão Voltar ao topo