ALAGOAS – Entrega de títulos de propriedade beneficia 76 famílias de agricultores em Paulo Jacinto pelo programa Rural Legal

Na última quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, o município de Paulo Jacinto, localizado em Alagoas, foi palco de uma cerimônia emocionante. O governador Paulo Dantas e o desembargador Carlos Cavalcanti entregaram 76 títulos de propriedade de terra a agricultores familiares da região.

Esse evento marcou mais uma etapa do programa Rural Legal, desenvolvido para auxiliar os pequenos agricultores de Alagoas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas.

Durante a cerimônia, famílias inteiras se emocionaram ao receber o documento que garantia a posse definitiva de suas terras. Dionísia de Oliveira Lima, 65 anos, esperava há 28 anos por esse momento, e ao segurar o título em suas mãos, expressou alívio e felicidade. O agricultor Francisco Silva, 64 anos, também comemorou a conquista após uma década de espera.

O governador ressaltou a importância do programa Rural Legal para o desenvolvimento humano, social e econômico no campo. Paulo Dantas enfatizou que a iniciativa tem como objetivo garantir a posse da terra de forma legítima, permitindo que os agricultores familiares acessem créditos, tecnologia e melhorem sua produtividade.

Além disso, durante o evento, o governador anunciou o lançamento de um novo programa de assistência técnica para os pequenos produtores. Essa medida visa fortalecer ainda mais a agricultura local e impulsionar o crescimento do setor.

O desembargador Carlos Cavalcanti, coordenador do Programa de Regularização Fundiária do TJ/AL, destacou o impacto positivo do Rural Legal na vida dos agricultores, não apenas proporcionando segurança jurídica, mas também promovendo dignidade e igualdade.

Ao final da cerimônia, autoridades locais e beneficiados agradeceram ao governo do Estado e ao Tribunal de Justiça pela parceria importante que beneficiou as famílias agricultoras de Paulo Jacinto. O evento foi um marco na promoção da justiça social e no fortalecimento da agricultura familiar na região.

O programa Rural Legal segue seu cronograma de entregas de títulos de propriedade em outros municípios de Alagoas, com o objetivo de garantir o direito à terra e impulsionar o desenvolvimento rural em todo o estado.

Botão Voltar ao topo