ALAGOAS – Governo destina 2 mil hectares de terras à reforma agrária e articula assentamentos para 3.500 famílias, beneficiando trabalhadores sem-terra

O Governo de Alagoas anunciou uma importante iniciativa relacionada à reforma agrária, que visa beneficiar cerca de 3.500 famílias de trabalhadores rurais no estado. A ação envolve a destinação de 2 mil hectares de terras a movimentos de luta pela terra, em conformidade com a lei 8.629/1993, que regulamenta a desapropriação de terras improdutivas que não cumprem sua função social.

De acordo com o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), essa medida irá beneficiar aproximadamente 500 famílias camponesas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, o plano inclui a doação de terras devolutas aos trabalhadores rurais, em comemoração ao Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, destacou que mais de 700 famílias já foram assentadas em áreas pertencentes ao Estado durante a gestão anterior. Ele ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das áreas rurais, visando garantir os direitos e o acesso à terra para os trabalhadores do campo.

Em 2023, o governador Paulo Dantas sancionou uma lei que autorizou a transferência de fazendas para o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), beneficiando diversas famílias ligadas à agricultura familiar. Além disso, outras propriedades em diferentes cidades de Alagoas também estão sendo destinadas à reforma agrária, como a Fazenda Bota Velha desapropriada em 2022.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) destacou a importância desse movimento em meio ao contexto nacional de travamento da reforma agrária. A parceria com o governo estadual e as negociações com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra visam acelerar o processo de regularização fundiária e garantir o acesso à terra para milhares de famílias alagoanas.

Essa iniciativa representa não apenas um avanço na questão da reforma agrária em Alagoas, mas também um símbolo de resistência e luta dos trabalhadores rurais em busca da garantia de seus direitos e da oportunidade de desenvolver suas atividades na agricultura familiar.

Botão Voltar ao topo