ALAGOAS – Herbário MAC alcança marco de 70 mil espécies catalogadas durante evento com pesquisadores e entusiastas da botânica.

O Herbário do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) comemorou recentemente um marco importante: o registro de 70 mil espécies catalogadas. O evento, que aconteceu na sede do IMA/AL, reuniu botânicos, pesquisadores, alunos e entusiastas da botânica para celebrar esse feito.

Durante a celebração, a curadora do Herbário do IMA, Rosângela Lemos, ressaltou a relevância desse registro para a coleção botânica e os estudos desenvolvidos com o acervo. Ela enfatizou que esse acervo científico é um patrimônio do Estado de Alagoas, reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente. Além disso, destacou a importância da democratização do acesso a esse catálogo, que está disponível tanto em espaços físicos quanto virtuais.

A comemoração coincidiu com o Dia do Botânico, uma homenagem ao botânico alemão Carl Frederich Philipp Von Martius, responsável pelo maior levantamento florístico do mundo. Durante o evento, a espécie Allamanda alagoana J.W. Alves-Silva & T.S. Coutinho, pertencente à família Apocynaceae e amplamente conhecida como ornamental, foi adicionada ao registro do Herbário MAC, recebendo muitos aplausos e entusiasmo dos presentes.

Além das comemorações, o evento também contou com uma roda de conversa intitulada “Profissão Botânico”, na qual Jorge Luiz Lopes, paleontólogo, Flávia de Barros Prado, botânica, e Iracilda Maria de Moura, entomóloga, compartilharam suas experiências de campo e pesquisas, incentivando os demais profissionais e alunos presentes.

Outras atividades do dia incluíram a exposição de ilustrações e obras antigas da biblioteca do Herbário MAC, ampliando o conhecimento e a conscientização sobre a importância da preservação e estudo da flora local. Esta conquista do Herbário MAC representa um passo significativo no avanço da botânica e da preservação da biodiversidade em Alagoas.

Botão Voltar ao topo