ALAGOAS – Hospital do Coração Alagoano realiza mais de 300 cirurgias de marcapasso desde a inauguração, acabando com a fila de espera.

O Hospital do Coração Alagoano, localizado em Maceió, já realizou mais de 300 cirurgias de marcapasso desde a sua inauguração, representando um marco importante para a saúde cardíaca dos alagoanos. Antes da disponibilidade desse procedimento na unidade hospitalar, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentavam longas filas de espera, o que gerava um grande impacto na qualidade de vida e no tratamento dessas pessoas.

Segundo o diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, a falta de referência na assistência aos pacientes do SUS que necessitavam do implante de marcapasso foi um dos principais motivos que levaram à criação dessa unidade especializada. Hoje, o hospital se tornou referência no tratamento de doenças cardíacas, incluindo arritmias, e não há mais filas de espera para esse procedimento na região.

Para Neide Brandão, que acompanhou de perto a evolução desses pacientes, o implante de marcapasso ou CardioDesfibrilador Implantável (CDI) mudou a vida de 325 alagoanos que sofriam com arritmias cardíacas graves. Com o apoio do Governo de Alagoas, o hospital conta com uma infraestrutura e tecnologia de ponta para garantir o tratamento adequado a esses pacientes.

Um exemplo disso é o caso do aposentado Antônio Celestino da Silva, de 80 anos, que passou pelo procedimento de implante de marcapasso no Hospital do Coração Alagoano e hoje desfruta de uma qualidade de vida melhor. O cirurgião cardíaco Kleberth Tenório explicou que a arritmia cardíaca pode representar um risco grave para a saúde, mas o implante do marcapasso é um procedimento relativamente simples, permitindo que os pacientes se recuperem rapidamente.

Com a realização bem-sucedida de mais de 300 cirurgias de marcapasso, o Hospital do Coração Alagoano se destaca como uma instituição de referência no tratamento de doenças cardíacas na região, proporcionando esperança e qualidade de vida aos pacientes que necessitam desse tipo de intervenção.

Botão Voltar ao topo