ALAGOAS – Juceal reduz tempo para processos colegiados em 48h após inovações internas: veja como a Junta Comercial alcançou essa melhoria

Após implementar inovações em seus processos, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) conseguiu reduzir significativamente o tempo médio para o andamento de processos empresariais colegiados. Em apenas dois meses, a autarquia conseguiu diminuir em 48 horas e 16 minutos o tempo necessário para finalizar tais procedimentos.

Essa melhora foi possível graças à desvinculação dos processos colegiados de turmas específicas, além da criação de uma turma extra de vogais para análise dos documentos. Anteriormente, o tempo médio para tais processos era de 117 horas e 3 minutos, considerando desde o protocolo do processo pelo cliente até a análise e disponibilização do mesmo.

Com as medidas adotadas pela Juceal, a média de tempo para o andamento de processos colegiados em 2024 passou a ser de 68 horas e 47 minutos, representando uma redução significativa de 41,23% em relação ao ano anterior. O presidente da Junta Comercial, Ricardo Dória, destacou que essas ações visam agilizar e simplificar o registro de novos negócios em Alagoas, mantendo a segurança jurídica necessária.

Uma das principais ações que contribuíram para essa diminuição de tempo foi a publicação de uma resolução plenária que permitiu o andamento dos processos por três vezes por semana, sem a vinculação obrigatória à turma de vogais. Além disso, a criação de uma turma extra de vogais para análise de processos colegiados também foi fundamental para otimizar o fluxo de trabalho da Juceal.

Os processos colegiados são essenciais para análise de constituições de sociedades, consórcios, transformações e outras operações empresariais mais complexas. Todo o procedimento é realizado de forma digital, por meio do Portal Facilita Alagoas, garantindo mais agilidade e eficiência para os clientes da Junta Comercial.

Com essas mudanças, a Juceal reforça seu compromisso em simplificar e agilizar o registro de empresas no estado, garantindo um ambiente propício para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. As inovações implementadas mostram que a autarquia está no caminho certo para oferecer um serviço cada vez mais eficiente e voltado para as necessidades do setor empresarial.

Botão Voltar ao topo